Alguns gestores logísticos ainda enxergam a adoção de processos sustentáveis como um ônus, um custo sem retorno que serve apenas para evitar multas ou um possível “cancelamento” da empresa na internet.
E se eu te dissesse que é possível aplicar medidas ecológicas em toda a sua cadeia logística, e ainda aumentar sua lucratividade com isso?
Não, nós não vamos nos aprofundar nas questões éticas e morais da responsabilidade ambiental. Vamos falar sobre estratégia, processos, marketing e lucratividade.
Neste artigo, você entenderá tudo sobre a logística verde: o que é, como aplicar e como colher resultados excelentes ao mesmo tempo em que contribui com a sobrevivência do planeta e da humanidade!
O que é logística verde?
Logística verde é uma conjunto de medidas, políticas e ações com objetivo de reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades logísticas ao longo da cadeia de suprimentos.
Também conhecida como logística ambiental ou eco-logística, a logística verde busca o equilíbrio entre a viabilidade econômica e a sustentabilidade, minimizando danos ao meio ambiente sem prejudicar a disponibilidade de mercadorias para os consumidores.
O conceito de logística verde é muito amplo e engloba inúmeras estratégias e ações. No entanto, todas elas estão relacionadas a um ou mais dos seguintes objetivos:
- Consumo consciente de recursos naturais;
- Redução de desperdícios;
- Tratamento adequado de resíduos, embalagens e produtos descartados;
- Redução das emissões de carbono e outras substâncias prejudiciais ao meio ambiente;
Na última década, a pauta ambiental é uma constante no diálogo internacional, e a atividade logística é frequentemente apontada como uma das atividades mais prejudiciais ao meio ambiente.
Em especial o agronegócio vem sendo amplamente criticado, e muitas empresas do setor vem adotando medidas para proteger o meio ambiente e, consequentemente, a reputação de suas respectivas marcas.
Logística verde x logística reversa
Muitos gestores que ainda não ouviram falar sobre logística verde, já conhecem ou já até executam a chamada logística reversa. Afinal, este é um termo mais difundido, mas ambas estão intimamente relacionadas.
A logística reversa consiste na recuperação e tratamento dos resíduos e materiais gerados pela atividade logística, industrial ou agrícola. O objetivo é reduzir o impacto do descarte inadequado e sub aproveitamento de matéria prima no meio ambiente.
Na prática, são ações e processos para coletar embalagens, produtos defeituosos ou estragados e resíduos industriais, e em seguida, realizar o descarte adequado ou mesmo recuperar a matéria prima para reutilização.
Mas qual é a relação entre logística reversa e logística verde? Bem, a logística reversa é uma das estratégias de logística verde, provavelmente a mais conhecida e difundida.
De fato, é uma das maneiras mais eficientes de garantir a sustentabilidade da operação. Mas definitivamente, não é a única.
Logística verde no agronegócio
Devido ao enorme volume produtivo da agroindústria, o setor frequentemente é citado quando o assunto é o meio ambiente.
Justamente por isso, os esforços da logística no agronegócio para reduzir os impactos ambientais de suas atividades é de extrema importância, principalmente para os grandes players.
Dentro do agronegócio, a logística verde tem características mais específicas, e considera principalmente os seguintes aspectos:
- Uso correto e descarte adequado de agrotóxicos e defensivos agrícolas;
- Otimização de rotas e de frota para redução do consumo de combustíveis;
- Reduzir desperdício de água na produção agrícola
- Aproveitamento máximo de espaço em armazenagem e contêineres de transporte.
- Redução de desperdício em todas as etapas da cadeia logística.
Por que aderir à logística verde?
Existem diversos motivos para uma empresa aderir à logística verde, que vão desde o cumprimento de obrigações legais até oportunidades de melhorias estratégicas que impactam os principais indicadores de desempenho.
Vamos analisar as principais razões para implementar processos sustentáveis na sua operação logística.
Legislação ambiental
A primeira e mais óbvia razão para aderir à logística verde é a legislação. Diversas regulamentações já estão em vigência há anos no Brasil.
Podemos citar 5 principais leis que abordam questões relacionadas à logística verde, passando também pela sustentabilidade na indústria e no agronegócio. São elas:
- Política Nacional do Meio Ambiente – Lei 6.938/81;
- Lei de Crimes Ambientais – Lei 9.605/98;
- Lei dos Agrotóxicos – Lei 7.802/89;
- Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/10;
- Diretrizes de Zoneamento Industrial e Áreas de Poluição – Lei 6.803/80;
É importante saber que o esforço do governo para garantir o cumprimento dessas leis tem crescido, pela necessidade de melhorar a imagem internacional do país.
O Brasil sofreu ameaças de sanções internacionais por problemas relacionados à questão ambiental. Por essa razão, podemos seguramente esperar leis mais rígidas e maior fiscalização, e jamais o contrário.
Se você quer evitar o risco de receber multas de até R$ 50 milhões ou ter sua operação paralisada, algumas estratégias da logística verde não são opcionais.
Reputação da marca
Empresas que praticam e divulgam suas ações de sustentabilidade, em qualquer ramo, vendem mais e garantem mais parceiros de negócio. Isso porque o impacto da preocupação ambiental na reputação de uma marca está cada dia maior.
Uma pesquisa realizada pela agência norte-americana Union+Webster no Brasil, em 2019, revelou que 87% dos consumidores preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis, e 70% dizem não ter problemas em pagar um pouco mais por isso.
Se os seus clientes são outras empresas, o raciocínio deve ser o mesmo: os consumidores estão engajados a ponto de pesquisar toda a cadeia produtiva do que consomem. Se você for o “elo poluente” da corrente, seus parceiros provavelmente deixarão de trabalhar com você.
É importante notar que, a cada ano, a logística verde se torna menos um “plus” e mais um requisito.
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 74% das empresas brasileiras já praticam e divulgam ações de sustentabilidade.
A responsabilidade ambiental ainda é um diferencial competitivo para as marcas. Mas a tendência é que deixe de ser um diferencial e se torne um critério de rejeição, capaz de prejudicar a reputação de uma marca e de todos os seus parceiros.
Aumento de lucratividade
Diferente do que podemos imaginar a princípio, a logística verde, quando bem executada, não prejudica os indicadores de desempenho das empresas. Pelo contrário!
Mapear e eliminar desperdícios, por exemplo, é uma das ações mais importantes da logística ambiental. Ao revisitar e otimizar processos antigos, é bem provável que seu desempenho seja beneficiado a longo prazo.
É claro que várias dessas revisões processuais envolvem custos elevados, com consultoria, treinamentos, atualização de maquinário, softwares para controle analítico preciso, auditorias frequentes e até mesmo a criação de novas equipes inteiras.
No entanto, é preciso se livrar deste conceito equivocado de que as práticas sustentáveis prejudicam a performance. Na verdade, a grande maioria delas está perfeitamente alinhada ao objetivo natural da logística: reduzir custos, aumentar desempenho.
Preparação para o futuro
Como você viu, ter uma operação logística sustentável está se tornando comum, e não é à toa.
Você com certeza se deparou com alguma previsão assustadora dos ambientalistas recentemente. Aquecimento global e mudanças climáticas são pautas frequentes na mídia, o que aumenta, dia após dia, a pressão pública sobre as corporações.
Sendo assim, não é difícil prever que a logística do futuro precisará ser 100% verde, por bem ou por mal.
Empresas que adiarem ao máximo essa desconfortável revisão de processos, serão obrigadas a fazê-lo às pressas quando esse futuro chegar, o que com certeza acarretará em custos muito maiores do que um processo planejado com calma.
Como aplicar a logística verde?
Medidas e diretivas sustentáveis podem ser aplicadas em todas as etapas da cadeia logística, desde a produção até o transporte e a armazenagem.
Vamos analisar alguns exemplos.
Transporte
Estratégias de logística verde no transporte de mercadorias tem como principal objetivo reduzir a emissão de carbono pelos veículos utilizados na movimentação de cargas.
Apesar do enorme esforço científico para encontrar alternativas, combustíveis fósseis como os subprodutos do petróleo e o carvão ainda representam a maioria dos combustíveis utilizados na logística.
Especialmente no Brasil, em que o modal rodoviário movimenta 75% da mercadoria em território nacional, o imenso consumo de diesel é um dos fatores mais prejudiciais ao meio ambiente em toda a logística nacional.
Assim, a logística verde aplicada à etapa de transporte é uma das partes mais importantes, e provavelmente a que merece ser revisitada primeiro.
- Análise do problema: o primeiro passo é mapear sua operação e identificar, com a maior precisão possível, as emissões de gás carbônico pelas quais sua empresa é direta ou indiretamente responsável.
- Otimização de rotas: analisar o trajeto dos veículos e planejar rotas inteligentes, buscando sempre o uso estratégico de terminais de transbordo e centros de distribuição.
- Capacidade de carga: melhorar o aproveitamento da capacidade dos veículos, reduzindo a quantidade de viagens necessárias para transportar um mesmo volume de mercadorias.
- Manutenção da frota: motores em más condições podem consumir muito mais combustível para entregar a mesma força. É essencial garantir uma gestão de frota eficiente, que permita manter revisões em dia.
- Atualização da frota: fabricantes de automóveis também estão levando a logística verde muito a sério. Tente viabilizar a aquisição de modelos mais novos, com motores mais eficientes, e atualize gradualmente a sua frota.
Várias dessas tarefas podem ser planejadas e executadas com maior confiabilidade e rapidez utilizando um software de gestão de transportes.
Produção
O desperdício de matéria-prima é extremamente prejudicial ao meio ambiente, afinal, é necessário extrair mais do que o necessário para produzir uma determinada quantidade, consumindo recursos finitos.
Neste sentido, as medidas ecológicas podem ser vinculadas a dois aspectos: a composição do produto e o processo produtivo.
Mudanças na composição do produto e sua embalagem requerem uma revisão profunda a nível de design de produto. Observe a concorrência e as tendências de utilização de matéria prima renovável.
A parte interessante deste tipo de ação é que ela fica extremamente evidente para o consumidor.
Se o custo de produção aumentar devido às alterações, é possível que você consiga aumentar o preço final do produto sem perder vendas, afinal, 70% dos brasileiros estão dispostos a pagar um mais por produtos eco-friendly.
Já uma atualização no processo produtivo consiste em analisar o consumo de energia e o desperdício de matéria prima causados pelo maquinário agrícola e/ou industrial.
Novamente, a forma mais fácil de melhorar a sustentabilidade do seu processo produtivo é atualizar processos e equipamentos agroindustriais, observando os líderes do setor e suas escolhas neste sentido.
Resíduos
Finalmente chegamos na etapa mais conhecida da logística verde: a logística reversa, isto é, a recuperação, tratamento e reutilização de resíduos, embalagens e produtos descartados.
A execução da logística reversa difere muito de acordo com o tipo de produto envolvido. No agronegócio, recuperar e reciclar embalagens de agrotóxicos e de produtos agroindustriais é um exemplo de logística reversa.
Já para a indústria de eletrônicos, o processo pode ser bem mais complexo, incluindo processos rígidos para descarte de lixo eletrônico e substâncias tóxicas como as contidas em baterias.
A logística reversa é uma das partes mais complexas da logística verde. Requer um planejamento robusto e, potencialmente, alto investimento em infraestrutura e pessoal.
Divulgação!
Apesar de vários aspectos da sustentabilidade serem obrigatórios, um trabalho bem executado de logística verde é uma oportunidade de marketing.
Você não só pode, como deve mostrar ao mercado os esforços da sua empresa em preservar o meio ambiente. Além de ajudar a reputação da marca, você estará contribuindo para conscientizar mais consumidores.
Confira algumas campanhas de marketing realizadas por grandes empresas para divulgar suas ações de sustentabilidade:
Conclusão
Ter a consciência tranquila de que a sua operação logística causa o menor dano possível ao meio ambiente é reconfortante. Mas sejamos sinceros: gestores logísticos são cobrados por resultados, por lucratividade.
O principal aprendizado que esperamos que você leve deste artigo é: logística verde não é só custo, é inteligência operacional, aumento de performance, redução de desperdícios e competitividade para a sua marca.
Que tal começar a revisitar processos antigos e dar os primeiros passos para essa grande mudança?
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