reduzir custos logísticos

5 Formas de Reduzir Custos Logísticos no Agronegócio

A melhor forma de aumentar a lucratividade no agronegócio, obviamente, é produzindo mais. Mas não é a única, e dependendo do tamanho da sua operação, talvez não seja nem mesmo a forma mais eficiente para aumentar os lucros da sua empresa.

Sabemos que os custos logísticos são discretos e capazes de drenar a lucratividade de uma empresa sem serem identificados. Talvez você esteja gastando 5%, 10%, ou até 20% mais do que precisa com custos de frete, por exemplo. Mas como a operação ainda assim é lucrativa, esse prejuízo pode passar despercebido por anos.

E a pior parte deste fenômeno é que, como praticamente todas as empresas enfrentam esses desafios, podemos assumir que nossos custos logísticos inflados são “normais” e achar que já estamos lucrando o máximo possível. Não é verdade.

Estratégias para reduzir custos logísticos são maneiras inteligentes de aumentar a lucratividade no agronegócio. Justamente por ser um problema tão comum entre os grandes players do mercado, solucionar problemas logísticos confere um diferencial competitivo à sua empresa.

Mas como atingir este objetivo na prática? Quais ações você pode começar agora mesmo para mudar este cenário? Neste artigo, vamos apresentar 5 técnicas, com diferentes níveis de complexidade, que você pode aplicar na sua operação para reduzir custos logísticos. Confira!

1. Centralizar todas as informações

Embora a importância de ter informações logísticas claras, facilmente acessíveis e atualizadas em tempo real pareça óbvia, esse ponto sem dúvidas é a falha mais comum entre as empresas do agronegócio.

O primeiro passo para reduzir custos da logística no agronegócio é encontrar todos problemas na sua cadeia de suprimentos. Para isso, a solução mais eficiente é utilizar sistemas de gestão logística, capazes de coletar e processar dados em tempo real, e apresentá-los em relatórios fáceis de compreender.

Se a sua empresa ainda não tem um sistema centralizado e automático de gestão logística, sem sombra de dúvidas, você encontrará pontos de melhoria logo na primeira análise, como eliminação de retrabalhos, horas extras desnecessárias, erros operacionais onerosos e tarifas de frete acima do mercado.

2. Orçar tarifas de frete com várias transportadoras

O Brasil é um dos países com maior concentração de transportadoras do mundo, com mais de 700.000 empresas registradas nesta atividade econômica. Com um mercado tão amplo, as tarifas de frete também variam muito.

Encontrar, obter um orçamento e negociar com cada transportador manualmente, a cada novo serviço, seria um processo extremamente trabalhoso, que poderia sair até mais caro do que simplesmente contratar qualquer frete.

No entanto, este processo se torna totalmente viável e lucrativo quando é automatizado. Utilizando uma plataforma como o Portal Velog, é possível ofertar facilmente suas cotas de transporte e deixar que várias transportadoras façam suas ofertas para cada serviço.

3. Roteirização estratégica

Encontrar as melhores rotas de transporte não é tão óbvio quanto calcular distâncias e optar pela rota mais curta. Vários outros fatores devem ser levados em consideração, principalmente a infraestrutura rodoviária.

Dependendo das condições da estrada, a quebra de mercadoria, consumo de combustível, o desgaste de pneus e os danos ao veículo podem fazer com que a rota mais curta seja, a médio e longo prazo, muito mais onerosa do que outros trajetos.

Por essa razão, dedicar mais tempo e atenção à roteirização estratégica é um dos principais caminhos para reduzir seus custos logísticos. Novamente, sempre que puder, aposte em tecnologias de roteirização automática para auxiliá-lo a tomar a melhor decisão.  

4. Atenção à quebra de mercadoria

Outro perigoso componente dos custos de frete é a quebra técnica, isto é, o volume de mercadoria perdida durante o processo logístico, tanto em trânsito rodoviário, ferroviário, em operações de transbordo ou mesmo durante a colheita.

Quando tratamos de grãos, que são elementos leves e pequenos, movimentos bruscos do caminhão na estrada podem derrubar uma parte da carga. 

Sabemos que, no Brasil, as condições de algumas rodovias impactam os volumes de quebra. No entanto, o descuido de alguns caminhoneiros ainda é uma das principais causas da quebra de mercadorias.

Reduzir quebra é a forma mais pura e direta de reduzir custos logísticos. Para isso, é essencial que você tenha controle sobre essa métrica, estabelecendo limites de tolerância de quebra em seus contratos com transportadores.

Neste sentido, contar com um software capaz de registrar, comparar e calcular a diferença no volume de mercadorias no início e no final da operação permite que você identifique o problema e responsabilize o transportador caso a tolerância não seja respeitada.

Esse tipo de funcionalidade, que trata de métricas muito específicas da logística, raramente é encontrado em Sistemas ERP mais generalistas, sendo mais frequentes em Softwares TMS.

5. Automatize Etapas no Terminal de Transbordo

Nossa última dica é específica para empresas que possuem os próprios terminais de transbordo, mas se você utiliza o serviço de terceiros, repasse essa dica para eles!

Pátios logísticos e terminais de transbordo são peças fundamentais da cadeia de suprimentos do agronegócio, mas podem se tornar enormes gargalos quando sua utilização não é devidamente planejada.

Em períodos de safra, formam-se longas filas nos terminais, e cada minuto perdido nestas filas representa um prejuízo logístico direto para todos os envolvidos, além de possíveis problemas de relacionamento com fornecedores devido à atrasos.

A melhor forma de mitigar este problema é melhorando a cadência operacional do pátio, isto é, quantos serviços podem ser realizados durante um turno. Para isso, novamente, tecnologia é a resposta.

Automatize todos os processos que conseguir. Portões eletrônicos, balanças de fluxo automáticas, check-in à distância para o motorista e letreiros informativos para reduzir erros são apenas alguns exemplos de automação para terminais.

Todas estas tecnologias na mesma plataforma?

Cada uma das cinco dicas, no final das contas, consiste em resolver problemas manuais que acompanharam a logística em toda a sua história, através da capacidade incomparável de processamento dos computadores.

Você pode encontrar estas tecnologias sendo desenvolvidas por diversas empresas de software no Brasil e no mundo, contratá-las separadamente e resolver um desafio por vez.. 

No entanto, quero te apresentar uma solução que já possui todos estes recursos, e que foi pensada especialmente para reduzir seus custos logísticos e elevar a logística do agronegócio para o próximo patamar: a Plataforma Velog.

O que é o Velog?

O Velog é um sistema completo de gestão, transporte, armazenamento e operação de transbordo para empresas do agronegócio, contendo módulos que oferecem controle e automação em cada etapa da cadeia logística.

Implementamos cada funcionalidade do Velog a partir das necessidades reais do dia-a-dia de cooperativas agroindustriais, commodity traders, usinas de açúcar e etanol, indústrias de alimentos, terminais multimodais de transbordo, entre outros segmentos do agronegócio.

Através dos relatórios e análises precisas que Velog oferece, o gestor logístico tem os insumos para tomadas de decisão que fazem toda a diferença na performance.

Com monitoramento em tempo real sobre todas as etapas do transporte, nosso software evita as principais dores de cabeça do gestor de logística.

Utilizando o Velog, a sua empresa aumenta:

  • Performance operacional e cadência
  • Assertividade nos processos logísticos
  • Controle organizacional
  • Comunicação rápida e automatizada com parceiros
  • Compliance fiscal

E reduz:

  • Custos administrativos com horas extras
  • Custos com pagamento de estadias
  • Retrabalho
  • Erros operacionais
  • Custos de frete

Dê o primeiro passo para a evolução da logística na sua empresa! 

Clique aqui e acesse a página do Velog para saber mais!

Conheça o Velog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *