Terminal de Transbordo

Terminal de Transbordo: O que é? Como impacta o Agronegócio?

Você sabe o que é um terminal de transbordo? Neste artigo, você conhecerá este importante agente da logística agroindustrial!


Além da alta carga tributária e burocracia, o Brasil ainda oferece um desafio natural para a logística no agronegócio: o tamanho do nosso território.

Os principais centros produtivos do agronegócio ficam no interior do país. Assim, as mercadorias precisam percorrer milhares de quilômetros até os portos para exportação.

Mais de 70% do transporte de mercadorias ocorre em rodovias, um modal rápido e prático, porém extremamente caro em longas distâncias.

Para reduzir o problema e equilibrar a matriz de transportes do Brasil, um tipo específico de operador logístico tem um papel importantíssimo: o terminal de transbordo.

Neste artigo, você descubrirá o que é um terminal de transbordo, para quê serve e qual a importância destas instalações para o transporte de produtos agroindustriais.

O que é terminal de transbordo?

O terminal de transbordo é um operador logístico responsável por receber, armazenar e transferir mercadorias entre um veículo de transporte e o outro, normalmente de diferentes modais, formando lotes proporcionais e agilizando a cadeia logística.

Na logística, transbordo é o processo de transferir a carga de um meio de transporte para o outro em algum ponto do trajeto. O conceito se aplica tanto ao transporte de passageiros quanto de cargas. Neste artigo, nosso foco será o transbordo de cargas.

A função primária dos terminais de transbordo é a utilização inteligente dos modais de transporte. No geral, consiste em reduzir as distâncias percorridas no modal rodoviário, transferindo a mercadoria para outro modal mais eficiente e com menor custo, como o ferroviário.

Outro importante objetivo de um terminal de transbordo é a armazenagem temporária de mercadorias para formação de lotes correspondentes à capacidade de carga dos veículos. 

Por exemplo: um trem com 80 vagões tem capacidade aproximada de 5.600 toneladas. São necessários mais de 150 caminhões para transportar essa mesma quantidade de mercadoria.

Ao invés de reunir os 150 caminhões em um mesmo lugar para carregar o trem, os terminais recebem estes veículos separadamente e armazenam a mercadoria, expedindo trens de forma regular e previsível.

A seguir, vamos explorar os tipos de terminais de transbordo.

Transbordo ferroviário

Vagões de trem sendo carregados em balanças de fluxo

Terminais de transbordo ferroviário transferem mercadorias entre caminhões e trens de carga. Localizam-se entre os centros produtivos e os portos, encurtando a distância a ser percorrida no modal rodoviário.

No Brasil, a importância do transbordo rodo-ferroviário está diretamente ligada à dimensão do território. O transporte de cargas rodoviário, apesar de rápido e prático, é extremamente caro e ineficiente em longas distâncias.

O operação de um terminal de transbordo rodo-ferroviário consiste em receber caminhões vindos dos centros produtivos, descarregá-los em tombadores e moegas, armazenar a mercadoria e embarcá-las em trens, que irão para o porto.

Este processo é muito comum na logística do agronegócio, principalmente no transporte de commodities agrícolas como soja, açúcar e milho.

A operação oposta também é comum: o terminal recebe e descarrega mercadorias dos trens vindos do porto, armazena estas mercadorias e posteriormente carrega os caminhões, que transportam a carga até as indústrias e fazendas. 

Este processo é comum na logística de suprimentos, como a distribuição de fertilizantes e insumos industriais.

Transbordo hidroviário

Transferência de carga granel para navios

Terminais de transbordo hidroviário ou aquaviário são áreas específicas dos portos de exportação ou cabotagem, cujo objetivo é transferir cargas entre os caminhões/trens e as embarcações. 

Estes terminais são identificados como ETCs (Estações de Transbordo de Carga) e fazem parte da infraestrutura dos portos, passando pelos recintos alfandegados sob controle aduaneiro da Receita Federal.

Seu propósito também é ambivalente: reunir cargas vindas do modal rodoviário, dutoviário ou ferroviário e formar lotes para serem embarcados em navios, ou distribuir as mercadorias trazidas pelos navios entre os caminhões e trens, que as levarão para o interior do país. 

Importância do transbordo no agronegócio

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte, os custos logísticos consomem 12,7% do PIB brasileiro. A extensão territorial influencia esse valor, mas não o justifica completamente. Nos Estados Unidos, cujo território é até maior do que o brasileiro, os custos logísticos representam apenas 7,8% do PIB.

O principal problema da logística no agronegócio brasileiro é a dependência do modal rodoviário, que representa cerca de 70% do transporte de mercadorias em território nacional.

Veja um comparativo realizado em 2016 pelo ILOS. Estes números sofreram pouca alteração desde então.

Comparativo das matrizes de transporte do Brasil e dos Estados Unidos

Quando consideramos o baixo valor agregado dos produtos agrícolas, é fácil perceber como a dependência do modal rodoviário prejudica diretamente a competitividade do agronegócio brasileiro.

Neste sentido, o objetivo dos terminais de transbordo rodo-ferroviário é mitigar esse problema.

Estrategicamente posicionados próximos às regiões de maior produção agroindustrial, os terminais reduzem consideravelmente o trajeto dos caminhões, aproveitando o menor custo por quilômetro (R$/TKU) operacional do modal ferroviário.

O serviço prestado pelos terminais de transbordo são essenciais para reduzir custos logísticos no agronegócio, mas nossa demanda pelo modal ferroviário ainda é muito superior à capacidade atual.

Com mais da metade das nossas ferrovias datando do século XIX, a falta de investimento neste modal sempre foi um grande desafio logístico para a economia brasileira, principalmente para o agronegócio.

No entanto, este cenário pode estar prestes a mudar!

Com a aprovação do Marco Legal das Ferrovias, a malha ferroviária brasileira deve ser expandida consideravelmente. Especialistas em logística no agronegócio estimam redução de até 40% nos custos de frete.

Neste cenário, a construção de novas estações de transbordo será essencial para viabilizar o maior aproveitamento possível da malha ferroviária.  

Como gerenciar um terminal de transbordo?

Operador de pátio gerenciando atividades do terminal de transbordo

Terminais de transbordo são pontos críticos na cadeia de suprimentos, e sua performance impacta diretamente a lucratividade de todos os participantes da logística no agronegócio.

Atingir o pico de performance de um terminal logístico, no entanto, não é uma tarefa fácil. Normalmente são instalações grandes, com operações simultâneas e grande fluxo de veículos, mercadorias, pessoas e documentos fiscais.

Principalmente em períodos de safra, qualquer lentidão, falha operacional ou mal funcionamento de balanças e tombadores criam um gargalo perigoso, que pode evoluir para uma sequência de prejuízos: atraso no transbordo, perda de controle sobre o volume de mercadoria e estresse entre motoristas e operadores logísticos.

Então, como detectar esses gargalos antes que seja tarde demais? Como aprimorar a performance e transformar o terminal logístico, de um potencial problema, em um diferencial competitivo para a sua empresa?

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Um comentário

  1. Gargalos presumidos:
    Presumir os possíveis gargalos em uma cadeia produtiva, implicará diretamente no gerenciamento de futuras perdas, gerir agora para não mitigar depois.

    By. Ariocks Lacerda Eng. Ambiental\Eng. Segurança.

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