O caminhão é a principal ferramenta da logística no Brasil. Afinal, mais de 60% do transporte de mercadorias no nosso território é feito através de rodovias.
Uma frota de caminhões, no entanto, não é um recurso barato de adquirir e manter. Além dos elevados preços de compra, temos os custos de comissão dos motoristas, manutenção, pneus, combustível, entre outros.
Quando falamos da logística no agronegócio, o custo e o esforço são exponencialmente maiores, pois é necessário ter uma frota muito maior para transportar os enormes volumes de commodities agroindustriais.
Gestores logísticos de cooperativas, agroindústrias e usinas acabam se deparando com essa complexa questão: vale a pena montar uma frota própria ou terceirizar o transporte com empresas especializadas?
Neste artigo, vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada uma destas decisões, com foco nas necessidades específicas do agronegócio.
Vantagens da frota própria
Frota própria é o nome dado ao conjunto de ativos de uma empresa voltados ao transporte de mercadorias.
Isso pode incluir recursos materiais, como caminhões, carretas, garagens, oficinas e peças automotivas, e recursos humanos, como motoristas e mecânicos.
Confira as vantagens de montar sua própria frota:
Gestão centralizada e autonomia
Com uma frota própria, o gestor logístico tem controle e autonomia de ponta a ponta da operação de transportes.
Sabemos o quanto a logística no agronegócio é repleta de especificidades. Cada empresa tem processos e ritmos de trabalho distintos, e nem sempre é possível encontrar um parceiro que se adapte à essas necessidades.
Alguns gargalos e imprevistos exigem tomada de decisão rápida e assertiva, o que é muito mais difícil de solicitar para um terceiro do que executar por conta própria.
Menor custo à longo prazo
Sempre que terceirizamos qualquer atividade, é óbvio que este terceiro terá algum lucro. Quando absorvemos esta demanda, o fazemos na esperança de “embolsar” esta diferença.
Em alguns casos, construir uma frota própria pode ficar mais barata do que contratar uma transportadora no longo prazo, já que não há intenção de lucrar com a atividade de transporte em si.
É importante ter cautela neste ponto: a expertise e o volume das transportadoras pode reduzir tanto seus próprios custos operacionais, que eles consigam praticar preços abaixo dos custos que sua empresa teria na frota própria.
Publicidade nos veículos
Um “detalhe” pouco lembrado pelos profissionais de logística é a vantagem de marketing da frota própria, através da aplicação de artes publicitárias nos veículos.
O baú de um caminhão de frota própria é uma oportunidade (literalmente) grande de promover a sua marca, podendo até mesmo trabalhar com campanhas específicas, como lançamento de novos produtos.
Quando associado a caminhões bonitos, limpos e modernos, esse tipo de ação contribui até para a reputação da marca, transmitindo a ideia de grandeza e confiabilidade.
Desvantagens da frota própria
Criar e manter uma frota própria também carrega seus desafios e desvantagens, muitas vezes inviabilizando completamente a operação, a depender do cenário da sua empresa. Confira:
Maior investimento inicial
O investimento inicial para construir uma frota própria fica na casa dos milhões.
Além do preço dos caminhões e carretas, deve-se considerar também o custo de infraestrutura, como garagem, ferramentas, peças de reposição, seguro e impostos.
Variação de custos
Após o pesado investimento inicial, a gestão de frota própria ainda apresenta seus custos operacionais.
Alguns deles são praticamente fixos e planejáveis, como combustível e pedágio. Já outros podem criar uma grande variação no orçamento da empresa, como problemas graves no motor, acidentes, roubo e multas.
Complexidade operacional
Este é o “outro lado da moeda” da autonomia que apresentamos como uma vantagem: o custo de tempo, conhecimento e mão-de-obra para gerenciar uma frota própria.
A eficiência na gestão de frota própria exige uma equipe dedicada e competente, além de softwares especializados. Estes fatores refletem em ainda mais custos, além da responsabilidade total por eventuais erros operacionais.
Vantagens da frota terceirizada
A terceirização de frota consiste em contratar um ou mais transportadores para executar a logística de transporte da empresa. Estes terceiros podem incluir TACs (Transportador Autônomo de Cargas), transportadoras ou OTMs (Operadores de Transporte Multimodal).
Confira as vantagens deste modelo de negócio:
Baixo investimento inicial
Sem a necessidade de contratar motoristas e adquirir caminhões, carretas e infraestrutura, iniciar uma operação de transporte de cargas terceirizada é bem mais barato do que construir uma frota do zero.
Esta é a maior vantagem para empresas que não dispõem de grandes recursos para investimento inicial.
Assim, a terceirização é uma alternativa de baixo risco, sendo muito mais fácil mudar futuramente para a frota própria do que o contrário.
Custos fixos
Todo gestor logístico conhece a importância da previsibilidade nos custos logísticos, e essa é uma das maiores vantagens da terceirização de frota.
Normalmente, transportadoras oferecem valores fixos e em longo prazo, absorvendo todos os riscos e variáveis que citamos na gestão de frota própria: acidentes, roubos, problemas mecânicos e multas.
Gestão simplificada
A terceirização de frota exime o departamento de logística (e outros, como o RH) de diversos processos, burocracias e imprevistos inerentes à gestão de frota.
Deste modo, estas equipes ganham produtividade e disponibilidade para se dedicar a melhoria de outras etapas da cadeia de suprimento.
No entanto, mesmo com frotas terceirizadas, é essencial monitorar a movimentação das suas mercadorias, ficando atento ao desempenho logístico da transportadora, pois isso pode comprometer toda a sua operação.
Desvantagens da frota terceirizada
Embora as vantagens da terceirização de transporte sejam atrativas, o formato também possui desvantagens intrínsecas. São elas:
Menor autonomia gerencial
Contratando terceiros para executar o transporte das suas mercadorias, o gestor abre mão do alto nível de flexibilidade na tomada de decisões que só é possível tendo controle total sobre sua frota.
Para garantir a qualidade dos serviços, o gestor deve caprichar em 2 processos: a pesquisa prévia e profunda antes de contratar uma transportadora, e uma ferramenta para monitorar o desempenho dela.
Limites pré-estabelecidos
Ao terceirizar o transporte de cargas com uma transportadora, normalmente são estabelecidos limites de volume de cargas logo no início do contrato.
Devido a natureza dinâmica e volátil do agronegócio, em que um pequeno acréscimo nas vendas pode demandar dezenas de caminhões a mais, este tipo de situação tende a se agravar.
Esta desvantagem pode ser mitigada no momento da contratação da transportadora, através de um plano de negócio inteligente e realista, para que o contrato contemple ao menos uma parte destas oscilações.
Dificuldade de comunicação
Compreender e lidar com imprevistos e problemas que afetam o cliente da sua empresa tende a ser mais difícil e demorado no transporte terceirizado.
Por mais que as empresas de transporte invistam na qualidade e agilidade do atendimento, é praticamente impossível oferecer a mesma comunicação de uma frota própria.
Isto porque a transportadora atua como um intermediador entre a empresa contratante e os demais agentes da operação, como o caminhoneiro, os terminais de transbordo, seguradoras, entre outros.
Como escolher entre frota própria e frota terceirizada?
O processo de decisão entre construir sua frota própria e terceirizar as demandas de transporte da empresa é complexo e deve considerar vários aspectos da empresa.
Para tomar a decisão mais assertiva, o gestor deve mapear e calcular métricas internas e externas, como:
- Orçamento e margem de lucro da empresa;
- Volume de mercadorias (atual e futura);
- Posição e distância entre centros produtivos e dos portos de escoamento;
- Preço atual dos caminhões;
- Impostos;
Como citamos acima, começar uma operação com uma frota terceirizada é mais “seguro”, pois a transição para a frota própria é mais segura do que o processo inverso.
Por outro lado, a frota própria é um modelo de negócio que tende a “se pagar” com o tempo. Assim, quanto mais cedo for adotado, mais rápido a empresa colherá os frutos desta decisão.
Para muitos gestores logísticos, uma frota híbrida é a opção ideal. Combinando as vantagens e desvantagens de ambos os modelos, obtém-se resultados mais equilibrados, além de permitir comparar o desempenho das frotas para tomar uma decisão final.
Independente da sua escolha, é essencial utilizar tecnologia avançada para monitorar o transporte das suas mercadorias, seja em frota própria ou de terceiros. Só assim será possível maximizar a lucratividade e eliminar erros operacionais da sua empresa.
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